Alfa Romeo 4C Spider

Revelada a versão conversível do Alfa Romeo 4C coupé. Inovação e estilo são as palavras que resumem este superesportivo que já evoluiu em sua versão Spider.
Revelada a versão conversível do Alfa Romeo 4C coupé. Inovação e estilo são as palavras que resumem este superesportivo que já evoluiu em sua versão Spider.

Texto: María Noel Sánchez | Tradução: Jean Tosetto
Imagens: Alfa Romeo Argentina

A Alfa Romeo apresentou, em formato de pré-estreia, no 84º Salão Internacional de Genebra, a versão conversível de seu premiado 4C.

Os modelos Spider sempre ocuparam um lugar primordial na herança da Alfa Romeo, já que representam a livre expressão e emoção ao volante. Sempre centrado em carros capazes de misturar grande excitação, prazer na condução e desenho atrativo, sem descuidar da mecânica em potentes e inteligentes motores.

Este pré lançamento herda todas as peculiaridades do coupé Alfa Romeo 4C, o ícone moderno da marca que representa a essência da esportividade inerente ao "DNA Alfa Romeo": rendimento, estilo italiano e excelência técnica com o objetivo do máximo prazer de condução acompanhado em tudo pela segurança.

Desenho interior: a racionalização do desenho e dos materiais também caracterizam o interior. Destaca-se imediatamente a fibra de carbono utilizada na realização da célula central, bem à vista para ressaltar a sensação de singularidade, velocidade e tecnologia. Ademais, para distinguir mais a versão Spider, optou-se por uma tapeçaria de couro especial, fruto da melhor tradição artesanal "Made in Italy".

O quadro do para-brisas e o santantonio são reforçados com fibra de carbono para garantir a rigidez do conversível.
O quadro do para-brisas e o santantonio são reforçados com fibra de carbono para garantir a rigidez do conversível.

Dimensões e aerodinâmica: graças ao excelente trabalho dos projetistas, o veículo alcança máximos níveis de eficiência aerodinâmica, registrando um coeficiente de sustentação negativa que contribui para aumentar a estabilidade em altas velocidades. Graças ao estudo aerodinâmico foi possível minimizar a turbulência do ar no habitáculo com a capota aberta, sendo possível viajar comodamente.

Estrutura reforçada com elementos de carbono: comparado com a versão coupé, este modelo incrementa sensivelmente seu peso devido aos reforços estruturais necessários para cumprir as normas de segurança estabelecidas para veículos conversíveis. Pelo fato da leveza ser um dos pontos fortes mais evidentes do modelo original, os projetistas lograram conter o inevitável aumento de peso (somente 60 kg a mais), utilizando carbono no elementos adicionais, como na barra estabilizadora e no quadro do para-brisas.A janela de vidro traseira também foi trocada pela continuação da carroceria em SMC (Sheet Moulding Compound) que acolhe os encostos para as cabeças e a barra estabilizadora. Cabe destacar que o SMC de baixa densidade com tão somente 1,5 g/cm³ é um material consideravelmente mais leve que o aço (~7,8 g/cm³) e o alumínio (~2,7 g/cm³). Ao contrário do  alumínio, tão pouco se deforma no caso de pequenos golpes e resiste muito bem à produtos químicos e agentes atmosféricos.

Novo sistema de escape de titânio e carbono: o Alfa Romeo Spider conta com o novo sistema de escape central de dupla etapa com terminais de titânio e carbono de Akrapovic. Entre as principais características deste equipamento está a válvula de ativação elétrica com tecnologia sem fio. Simplesmente apertando um botão no painel se abre totalmente a válvula de escape, que contribui para melhorar o rendimento do motor, enriquecendo o carro com um somo potente e inconfundível.

No Alfa Romeo 4C Spider o escape duplo é centralizado, com válvula de abertura plena controlada no painel.
No Alfa Romeo 4C Spider o escape duplo é centralizado, com válvula de abertura plena controlada no painel.

Motorização: esta versão Spider conta com melhorias comprovadas no motor de 1750cc Turbo a gasolina, com um inovador bloco de alumínio, poupando 22 kg. Também foram incorporadas soluções técnicas de vanguarda com a injeção direta de combustível, o duplo variador de fase contínuo, o turbocompressor e o revolucionário sistema de controle denominado “scavenging” que elimina o “turbolag”. Isto se combina com o cambio automático de dupla embreagem a seco Alfa TCT, ponto forte de referencia na categoria por seu peso contido e sua velocidade de atuação extrema. as marchas podem ser controladas de maneira sequencial mediante aletas situadas atrás do volante.

Manobrabilidade: é possível desfrutar plenamente do veículo em qualquer situação, incluindo a condução em circuito fechado. Para esta versão, a Alfa Romeo idealizou um  sistema de controle evoluído com suspensões esportivas (triângulos superpostos na frente e  Mc Phearson evoluído atrás), um sistema de freios a disco ventilados, pneus com diâmetro diferenciado e direção direta.

Equipado deste modo, o pré lançamento do Alfa Romeo 4C Spider assegura ao condutor mais experimentado um rendimento e sensações extraordinárias: de 0 a 100 km/h em somente 4,5 segundos exatos, uma velocidade máxima superior a 250 km/h e marcas de desacelerações e retomadas consideráveis. Tudo isto também se consegue mediante uma distribuição equilibrada de peso: 40% na dianteira e 60% na traseira.

Saiba mais sobre o Alfa Romeo 4C na sétima edição da Revista MotorMachine.
Saiba mais sobre o Alfa Romeo 4C na sétima edição da Revista MotorMachine.

Por fim, igualmente a todos os modelos Alfa Romeo de última geração, o Spider conta com o seletor DNA: um dispositivo que permite mudar o temperamento do veículo adaptando-o às condições de uso do momento. Ademais das três configurações disponíveis até agora (Dynamic, Natural e All Weather), o dispositivo idealizado para o superesportivo Alfa Romeo agrega um quarto modo: ‘Race’, pensado para ressaltar ainda mais a experiência de condução em autódromos.


Um verdadeiro conceito de italianidade em dois aspectos. Excelência técnica como objetivo máximo e prazer de condução com total segurança. Puro estilo é o resultado deste novo ícone da Alfa Romeo.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista MotorMachine é editada apaixonadamente a partir de Santa Catarina, com a colaboração de entusiastas de vários estados do Brasil e até do exterior. Se tem motor e se move, interessa para a MotorMachine. Neste blog, o seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.