MiTo: o Alfa Romeo que não vem para o Brasil

O Alfa Romeo MiTo fotografado por Sylvio Zanetti em Buenos Aires.
O Alfa Romeo MiTo fotografado por Sylvio Zanetti em Buenos Aires.

O leitor de MotorMachine, que guardou a edição número 07, pode ler um artigo sobre o Alfa Romeo 4C que menciona também o modelo MiTo, um sub-compacto que se fosse comercializado no Brasil seria um forte concorrente para o Ford Ka e o Volkswagen up! A lamentar que a marca italiana, pertencente ao grupo FCA tal qual a Fiat e a Chrysler, retirou-se do mercado brasileiro em meados dos anos 2000.

O nome "MiTo" - com "T" maiúsculo mesmo - é uma junção de duas cidades italianas: Milano (Milão) e Torino (Turim) onde o modelo foi desenvolvido e é fabricado.

A Alfa Romeo tem planos de retornar ao Brasil, mas com modelos mundiais que ainda serão lançados, deixando o MiTo de fora da estratégia. Um sedan, um coupé e até uma SUV estão nos planos da empresa, mas ainda levará ao menos meia década para que o brasileiro possa novamente ter a possibilidade de adquirir um automóvel desta marca em caminhos oficiais de importação.

Enquanto isso, nossos amigos argentinos desfrutam de concessionárias da Alfa Romeo em seu país, que além do MiTo e do 4C, oferecem também o Giulietta.

Foi justamente no estacionamento de um Shopping Center de Buenos Aires que o engenheiro eletricista Sylvio Zanetti, numa viagem empreendida em janeiro de 2015, se lembrou de nós, ao clicar a foto que ilustra este post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista MotorMachine é editada apaixonadamente a partir de Santa Catarina, com a colaboração de entusiastas de vários estados do Brasil e até do exterior. Se tem motor e se move, interessa para a MotorMachine. Neste blog, o seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.