Vem aí: V Gran Premio Argentino de Baquets

Cartaz promocional do V Grande Prêmio Argentino de Baquets.

Recebemos de nossos colegas do Club Amigos de Automoviles Antiguos da Argentina o convite para o V Gran Premio Argentino de Baquets, que tem a chancela do Ministério do Turismo da Presidência da Nação. A cada ano a organização do evento homenageia um piloto que fez história no automobilismo platense. A edição deste ano fará as honras para Carlos Zatuszek, que embora tivesse o apelido de "Alemão" era polonês de nascimento.

O percurso oficial de 2015, entre os dias 15 e 21 de setembro, será entre Carlos Paz e Catamarca, com partida em Buenos Aires no dia 12 de setembro. Todos os carros que concluírem a prova serão premiados.

Breve histórico de Zatuszek - condensado do site HistoricRacing.com

Karol, ou Carlos Antonio Zatuszek, como ficou conhecido, nasceu em  1897 na Polônia, na época ocupada pelos austríacos. Ele começou sua carreira como mecânico de automóveis e empresário. Em 1921, emigrou para a Argentina junto Juan Marczak, que ele conheceu durante a I Guerra Mundial, quando ambos serviram o exército austríaco.

Na Argentina eles trabalharam para Luis Viglione preparando carros de corrida, estreando como dupla em carro próprio no Grande Prêmio da Província de Santa Fé, em 1927.

Enquanto trabalhava para Viglione, Carlos conheceu Julio Berndt, que tinha comprado, em 1929, um Mercedes-Benz SSK de 7 litros, com apenas um ano de uso. Desde então Zatuszek guiou o SSK em muitas corridas importantes, tendo vencido em várias oportunidades, como no Grande Prêmio Nacional de Carretera de 1931. Tornou-se conhecido não só por seu sucesso com a Mercedes, mas também pela quantidade de cerveja que bebia durante as paradas para reabastecimento.

Em 1931, Carlos tornou-se cidadão argentino ao casar-se com a irmã de Julio Berndt, indo morar em Cañuelas. Seu irmão Miguel Zatuszek se juntou a ele e começaram a correr juntos.

Em 1936, ele ficou em segundo lugar no primeiro Grande Prêmio da Argentina executado em três baterias em Buenos Aires. Zatuszek venceu a terceira bateria.

Em seguida, em 1937, na tomada de tempo para a corrida de Casilda, perto de Rosario na Argentina, sofreu um acidente fatal. Seu SSK carro saiu da estrada e rolou, jogando Carlos e Miguel para fora. Miguel pousou em um campo e sofreu apenas ferimentos leves. Carlos infelizmente bateu com a cabeça contra um poste perto da pista, falecendo instantaneamente.

Após sua morte, o Mercedes SSK foi comprado por Fermín Martín, que um ano depois convidou Miguel Zatuszek para correr com ele em Tres Arroyos. Durante a corrida Fermín colidiu com Plácido Ruiz. Martín e Miguel Zatuszek morreram, como também Ruiz e um espectador. O antigo amigo de Carlos, Juan Marczak, enterrou a Mercedes ao lado dos túmulos dos irmãos Zatuszek, no cemitério de Cañuelas.

Saiba mais sobre este evento na página gpab.com.ar

Leia a reportagem completa sobre a edição de 2014  do Grande Prêmio Argentino de Baquets na Revista MotorMachine 11. Encomende seu exemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista MotorMachine é editada apaixonadamente a partir de Santa Catarina, com a colaboração de entusiastas de vários estados do Brasil e até do exterior. Se tem motor e se move, interessa para a MotorMachine. Neste blog, o seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.